sábado, 25 de abril de 2009

Democracia e unidade

"Sem a veracidade, o progresso e o êxito, em todos os mundos de Deus, são impossíveis para qualquer alma"

Uma idéia é fundamentada na verdade, pois se assim não fosse, não teria nenhum valor significativo. A verdade é uma qualidade espiritual que como todas as outras, depende de outras. Assim, ela só pode ser alcançada através de certos pré-requisitos essenciais.

Começamos assim para dizer que determinada verdade, ou idéia, só se pode revelar quando as intenções e ações são puras e boas, como também deve existir certo espírito de justiça e imparcialidade, cortesia e camaradagem. Alguns meios são mais frutíferos que outros, mas em decisões coletivas, o que determina são as intenções do conjunto.

Se perguntarem se a democracia é um bom sistema, podemos responder afirmativamente: a democracia é um ótimo sistema, dinâmico e moderno. A razão está na difusão de certas verdades essenciais ao bem-estar humano. Pois na época em que vivemos, é mais importante "acertar na primeira" do que a unidade entre as pessoas? Acredito que não, em nome do bem-estar geral, a unidade deve prevalecer na maioria dos casos. O indivíduo antes de dar sua sugestão deve saber de suas próprias intenções, e falar como se a opinião não fosse mais dele, mas do grupo; se insistir em sua própria opinião significa que não confia no grupo, ou demonstra parcialidade - não é errado discordar ou duvidar, só que a aceitação é uma qualidade, é expressão de fé e união, que irá fortalecer o grupo e o indivíduo, o que tornará ainda, legítima qualquer ação, mesmo que não seja a mais correta. Além disso, quando existe consenso, é muito mais fácil e rápido detectar e corrigir qualquer falha.

"não é fácil de aprender e aplicar, exigindo, como se faz, a sujeição de todo egoísmo e paixões incontroláveis ao cultivo da franqueza e liberdade de pensamento e expressão, como também cortesia, abertura mental e aquiescência sincera à decisão da maioria."

Nossa democracia ainda é incompleta por causa das disputas. Na verdade nós estamos habituados com elas, e esquecemos do verdadeiro poder e significado da unidade. Em um documentário, um americano afirma que a política deveria alistar recursos humanos, e que este dever é esquecido e que a disputa se tornou a tendência. As discussões de opiniões geralmente visam enaltecer um partido ou representante. A verdade pode ser revelada em um grupo onde algumas pessoas tem por meta convencer o máximo possível para suas idéias? A verdade é uma qualidade espiritual, e a unidade é a que mais fornece força e vitalidade.

"Deixe sua visão abraçar o mundo."

Disseram um dia: "a democracia nada mais é, do que a ditadura da maioria sobre a minoria." Será? Os homens nunca chegam a um consenso sobre suas decisões, e então, a maioria dos que tem os mesmos ideais é que devem escolher. Nossa história diz que desde tempos imemoriais, "a maioria" tem causado inúmeras desgraças aos longos dos séculos. E também é verdade que muitas "maiorias" tem reivindicado direitos de seus concidadãos. Assim, a história gosta disso ou não? O carioca tinha razão ou não tinha?

Mas se fosse apenas reivindicação isso nos seria suficiente, mas a maioria daqueles que permanecem inconscientes de um relativo espírito fraternal, tem causado sofrimento e morte de tantos gênios, santos e profetas, dos grandes Manifestantes de Deus e os mais exaltados entre as qualidades humanas - quem, pois, atiraria alguma pedra em qualquer um que fale sobre "amor" ? Embora isso seja inaceitável a nossos olhos, é exatamente o que acontece por muitos milênios.

"a rosa é bela, não importa em que jardim floresça.."

Todos aqueles dentre os defensores da paz estarão entre os perseguidos - Sócrates não concordava com a idéia de que a maioria pudesse escolher; ou que a maioria tivesse razão. Sócrates, havia sido rejeitado, pois, pela maioria, e morto defendendo seus ideais. Mas suas idéias permeiam a sociedade até hoje. Nosso amado Cristo foi perseguido, e sua morte foi por decisão da maioria.

Passado tanta experiência, temos que arriscar que esta é uma lei espiritual, pois todos os grandes homens tiveram de aceitar seu destino e em suas épocas foram frequentemente considerados os mais insignificantes dos que viviam sobre a terra, e se tornaram os mais gloriosos dos homens - enquanto que os homens de poder e soberania material, de certa classe e nobreza, vieram a ser julgados como opositores opressores, e os piores tiranos, como também entre aqueles que pereceram sem nem mesmo se tornarem conhecidos.

Os poderosos da terra se aliam contra aquele, ou aquela idéia que os ameaça. Percebem que a ameaça é real, por isso imaginam que poderão extinguir certa idéia utilizando seus meios e poderes; esquecem que Deus é o verdadeiro Soberano, e que se suas ações não estiverem de acordo com Sua Vontade, suas más ações servirão apenas para alastrar ainda mais sua própria decadência e desespero, e enaltecer o novo ideal. Assim tem sido desde tempos muito antigos.

"Se não fosse o frio, como prevaleceria o calor de Tuas palavras? E se não fosse a calamidade, como brilharia o Sol de Tua paciência?"

Como nesta analogia, no amanhecerl em uma cordilheira, os picos das montanhas são as primeiras a receber a luz do sol, e esta luz se reflete para os lugares mais escuros - em tempos antigos, certos homens possuiam um conhecimento que atraia muita gente devido a sabedoria e expressão, foram eles grandes educadores das massas - conforme o dia vai clareando, a luz do sol vai atingindo partes cada vez mais profundas das montanhas, até que finalmente, não reste nenhuma parte da montanha que não esteja iluminada - em tempos mais recentes, a maioria das pessoas tem acesso à educação, a informação, a dar opiniões, a buscar a verdade, a escolher a própria fé e são espiritualmente independentes. Em nossa época, o conhecimento é como a luz do sol do meio dia, e não mais como a do amanhecer; tanto maior é a luz que se irradia, tanto maior é a exigência ao coração humano.

Isso quer dizer que, apesar de a maioria ter tendência a se opor às verdades, atualmente o conhecimento não depende mais de apenas umas poucas pessoas, mas de muitas, para não dizer, de todas. As informações fluem como um rio, e para todos os lugares - mesmo em lugares desérticos, acabam por aparecer nascentes que fazem brotar um formidável vale de conhecimento.

"Decretamos, ó povo, que o fim supremo e final de toda a erudição seja o reconhecimento d'Aquele que é o Objeto de todo o conhecimento; .."

"Todos os homens foram criados a fim de levarem avante uma civilização destinada a evoluir para sempre."



(frases em itálico são das Escrituras Bahá'ís)

Nenhum comentário:

Postar um comentário