sábado, 11 de julho de 2009

11 de julho, dia dos Direitos dos Bahá'ís




"Ó Deus..concede justiça aos governantes, e imparcialidade aos teólogos.."
'Abdu'l-Bahá

Saudações, hoje, dia 11 de julho, foi escolhido para ser o dia dos Direitos dos Bahá'ís (Bahá'í Rights Day) http://www.bahairightsday.org/

E parece que foi ontem, não é incrível, mas já fazem 160 anos que a comunidade Bahá'í do Irã, a maior minoria religiosa daquele país, ainda estão expostos a injustiças, torturas, assassinatos e massacres.

Na segunda metade do século 19, 20 mil bahá'ís foram assassinados.

É interessante como vivemos hoje em um mundo globalizado, e no início do século XX no Irã, os bahá'ís tiveram sua literatura banida, foram demitidos de seus empregos, tiveram suas propriedades confiscadas e seus lugares sagrados destruídos ou profanados.

Nós vivemos em um só mundo, somos como folhas e os ramos da mesma árvore; em 1979 o governo iraniano lançou uma ampla campanha de perseguição, torturas e execuções sumárias aos bahá'ís.

Não consideramos mais diferenças nos direitos entre homens e mulheres; em 1983 a execução de 10 jovens mulheres bahá'ís no Irã repercutiu internacionalmente, a mais nova tinha 17 anos e se chamava Mona Mahmudnizhad.

Os bahá'ís lutam e acreditam na unidade de TODAS as religiões, na eliminação dos preconceitos e o fim das disputas - os bahá'ís do Irã tem sido proibidos de entrar em universidades, tem sofrido agressões físicas e psicológicas, várias crianças expulsas de suas escolas, humilhadas e surradas por serem bahá'ís, são forçados a se converterem ao Islã e forçados a ouvir os instrutores insultarem sua Fé.

Em maio de 2006 as autoridades prenderam 54 jovens bahá'i´s engajados em serviços voluntários em um projeto de educação para crianças carentes na cidade de Shiráz. Nem deles foi acusado formalmente de crime algum.

Hoje seria o dia do julgamento de 7 líderes bahá'ís (11 de julho), é também o dia escolhido para ser o dia do direito dos bahá'ís.


"Estes sete indivíduos estão enfrentando acusações completamente falsas" Bani Dugal, representante para as Nações Unidas.

Nós desejamos justiça aos governantes, e imparcialidade aos teólogos.


Mais informações: http://secext.bahai.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário