quarta-feira, 6 de maio de 2009

Por que os pinguins não voam ?

Isso está entre as grandes questões da vida. Pense bem, é possível mudar o destino? Existe uma alma? Tem os sonhos algum significado? "Por que os pinguins não voam" ?

Vamos combinar de não entrar nesses termos, se são grandes questões, é melhor não usar pequenas respostas. Isso, vou combinar de não usar respostas.

O som se propaga pelo ar, porque você quase não escuta o telefone tocar da sua varanda. Isso significa que também não conseguiria falar com alguém que está na sala da frente, vendo flamengo e friburguense em volume alto. Isso faz parte das grandes questões da vida. Tudo o que usamos para nos comunicar precisa de meios externos. A não ser que alguém tenha um dom especial, ou chip da tim instalado no córtex. Fora isso, precisamos utilizar os sentidos que mantém ligação com os meios externos, ta ligado?

Aquilo que não percebemos, simplismente não existe externamente. Nós não vemos o "amor" por aí tomando sopa entre os desabrigados, nem "esperança" rondando nossa casa, e "felicidade" não é algo que se possa guardar em um cofre. Todas essas realidades são intelectuais, e assim, não podemos tocar, nem ver, e incrível, não podemos nem falar ou descrever.

Para transmitir essas realidades nós usamos tudo o que conhecemos no meio externo como um símbolo; por exemplo, quando temos um trauma dizemos "fiquei com um nó na garganta", se bem que um nó não é algo que se possa comer. E também, quando temos uma idéia "surge uma luz", quando pensamos de mais nós "viajamos" - todas essas palavras são entendidas como simbólicas. "Quem lê viaja", para o mundo das idéias, [ler no carro faz mal].

Isso significa que existe algo que nós tentamos expressar, mas que realmente não existe no mundo físico. Essas realidades são imperceptíveis aos sentidos, embora indiscutivelmente existam. Então assim como o ar é um meio pelo qual se propaga o som, as coisas existentes são meios para o qual podemos expressar realidades invisíveis.

E também que os símbolos não tem a ver somente com hieroglifos ou alfabeto grego, mas com um oceano de conotações e significações. Uma pessoa que trabalha na tesouraria, por exemplo, saberia expressar muito mais o significado de "honestidade" do que outras pessoas de outros setores, claro que são muitos os fatores. O cientista experimenta, e seu conhecimento e expressão é mais poderoso do que a de um aluno que foi informado sobre a teoria.

Assim vemos que os símbolos são linguagens ricas e uma maneira de expressar que aumenta o valor se compararmos apenas com seu significado literal.

As Sagradas Escrituras das grandes religiões mundiais transmitiram seus ensinamentos através de símbolos, e assim descrevem vivamente o Poder de trasnformação de Suas Palavras. As Palavras de Deus são sementes, que germinam e crescem no coração humano, Suas Palavras instilam nova vida em toda criação, seus galhos se ramificam e abrigam o mundo inteiro, daí derivam homens destacados em erudição, grandes inventos e corações maravilhosos.

Quando diz-se que as estrelas vão cair, e o sol deixará de brilhar; quando se diz que os dias não serão seguidos pela noite, ou que a lua será manchada de sangue - essas palavras da Bíblia tem um significado muito rico e verdadeiro, do que se fossemos considerar literalmente. Além do mais, desde tempos remotos que céu, estrelas, sol e lua possuem significados ao coração humano - pois simbolizam mais do que aquilo que se apresenta exteriormente, uma maneira de compreender o que está além, mas que não pode ser expresso.

Uma ação pode "dar frutos", um homem pode "fazer progresso", o mundo pode "evoluir", o coração pode se "apertar".. embora externamente estejam idênticos, interiormente estão diferentes..

(..)

Nenhum comentário:

Postar um comentário